Como e onde internar pessoas com esquizofrenia?

Uma pessoa com esquizofrenia precisa ser tratada por toda a vida, pois não existe uma cura para a doença.

Normalmente, ela se manifesta na idade adulta, quando o portador perde o contato com a realidade, apresentando os seguintes sintomas:

  • alucinações,
  • mudanças comportamentais,
  • delírios,
  • pensamentos confusos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,6 milhões de brasileiros possuem essa doença psicótica.

Em muitos casos, o tratamento em casa não é suficiente para se alcançar o equilíbrio e minimizar a situação, daí a necessidade do seu internamento.

Neste post, apresentaremos como e onde internar uma pessoa com esquizofrenia. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como internar pessoas com esquizofrenia?

Uma das maiores dúvidas daqueles que convivem com alguém que tem esquizofrenia é saber quando, como e onde internar quem está sofrendo desse problema.

Uma internação pode ser necessária quando não se consegue mais identificar os perigos, podendo envolver algum conflito.

Muitas vezes a violência é uma das características de quem sofre com isso e, sem que as pessoas saibam da sua condição, pode ocorrer agressão verbal e fisicamente em função de algum comportamento ou reação demonstrado a terceiros.

Outro fator a ser considerado diz respeito ao estágio da doença que, mesmo sem violência, pode exigir que o doente tenha que ser acompanhado e vigiado constantemente.

A melhor alternativa para internar o paciente é convencê-lo a aceitar a ajuda, ou seja, uma internação voluntária, o que nem sempre tem resposta positiva.

Caso não seja possível, será necessária a internação involuntária e compulsória, onde todos os envolvidos são protegidos de atos de violência e de riscos à vida.

É importante lembrar que, muitas vezes, uma pessoa com esquizofrenia não admite o problema e torna-se uma ameaça a família, vizinhos e as pessoas que convivem com a questão.

Além disso, ela mesma se coloca em perigo e pode sofrer graves consequências caso não esteja sendo acompanhada por profissionais da área, que possuem experiência com os acontecimentos.

Onde interná-la?

Outro ponto importante diz respeito a onde internar aqueles que lidam com essa situação.

As pessoas que sofrem de transtornos mentais possuem direitos, observados através da Lei nº 10.216/2001, onde são previstos:

  • acesso ao melhor tratamento de saúde,
  • tratamento humanizado e respeitoso,
  • proteção contra abusos e exploração,
  • garantia de sigilo das informações prestadas,
  • direito à presença médica,
  • livre acesso aos meios de comunicação disponíveis,
  • receber informações a respeito de sua doença,
  • acolhimento em ambiente terapêutico.

Portanto, ao buscar por ajuda, deve-se observar as melhores condições para que a pessoa com esquizofrenia possa controlar e minimizar os problemas que surgem.

Conheça o CT Estrela do Amanhecer

O Centro Terapêutico Estrela do Amanhecer é uma clínica especializada em saúde mental masculina e tem a sua sede em Atibaia, no estado de São Paulo.

Localizada em um espaço junto à natureza, a clínica oferece tratamento médico através de psicólogos que buscam constantemente o bem-estar de todos que são atendidos.

Trabalhando de forma individualizada, os profissionais direcionam toda a atenção às necessidades de cada interno, pois essa prática afeta diretamente a intervenção.

Com o foco em esquizofrenia e alcoolismo, o CT Estrela do Amanhecer acolhe até 70 pessoas, oferecendo um atendimento de alta qualidade, onde a esperança por dias melhores volta a fazer parte da vida de todos os envolvidos nesse processo.

Agora que você já sabe como e onde internar pessoas com esquizofrenia, nos contate e conheça as possibilidades existentes para um tratamento eficaz e humanizado!

Você vai gostar de ler:

Muitas vezes chega um momento na convivência familiar que a internação compulsória se faz necessária, para o bem do paciente e segurança …

Todos os cuidados precisam ser tomados com as pessoas que sofrem crises de esquizofrenia. Essa doença, que necessita de tratamento por toda …

Não é de hoje que discutir sobre a saúde mental do homem é um tabu e continua existindo uma resistência muito grande …

Open chat