O que é uma moradia assistida e como ela surgiu?

A moradia assistida surgiu visando incluir pessoas que, por alguma razão, não estão em condições de conviver em um ambiente familiar e evitar que sejam tratados nos grandes hospitais psiquiátricos.

Esse modelo possibilita que seus moradores possam:

  • trabalhar,
  • estudar,
  • socializar.

Diferente do método tradicional, onde o paciente é visto como um doente, nesse modelo não existem muros ou portas fechadas. No entanto, profissionais capacitados estão à disposição para auxiliar e possibilitar o retorno ao convívio social.

São ambientes acolhedores em uma atmosfera parecida com a de uma casa, onde seus moradores se conhecem e convivem com os vizinhos, frequentando os parques, igrejas e o comércio local.

Neste post, apresentaremos a moradia assistida, uma ótima opção para a integração e o retorno de muitas pessoas ao convívio social. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é moradia assistida?

Como já mencionado, a moradia assistida possui as mesmas condições de uma residência familiar, onde seus moradores convivem, criam amizades e aumentam substancialmente as chances de voltarem a conviver no meio social.

A diferença é que vivem em um pequeno grupo de pessoas e são acompanhados de perto por profissionais atentos às mais diversas situações, como, por exemplo:

  • manejos de crises e surtos,
  • reconhecimento de sintomas,
  • supervisão dos medicamentos,
  • participação nas atividades,
  • interferência nos casos de desavenças.

O ambiente possibilita uma autonomia ao paciente, porém, sob a supervisão constante e visando o atingimento dos objetivos a serem alcançados, ou seja, a recuperação dos moradores.

Como ela surgiu?

O surgimento da moradia assistida ocorreu na década de 1960 nos Estados Unidos, quando profissionais da área psiquiátrica resolveram criar uma modalidade de tratamento para seus pacientes.

Então, os objetivos são voltados para a retirada dessas pessoas dos grandes hospitais, como já mencionado, e vão de encontro a uma convivência parecida com a familiar.

Além disso, possibilita:

  • aliviar o isolamento social dos pacientes,
  • desmistificar o modelo médico convencional,
  • possibilitar a recuperação de forma gradativa e contínua.

No Brasil, os primeiros movimentos com relação à moradia assistida ocorreram na década de 1990 e somente no ano de 2000 o Ministério da Saúde tratou desse assunto através da Portaria nº 106

Como funciona uma moradia assistida?

Para se obter sucesso em um projeto de moradia assistida, é fundamental que uma entidade especializada e profissionais capacitados estejam à frente da operação.

Os moradores assumem compromissos e responsabilidades junto aos demais membros e ao local onde residem.

As decisões e assuntos importantes com relação à manutenção da convivência da casa são discutidos em reuniões com todos os residentes, possibilitando o diálogo e a autonomia, desde que não firam as regras estabelecidas pela entidade mantenedora.

Assim como no modelo tradicional, as famílias precisam respeitar as leis com relação aos assuntos que possam interferir na vida dos vizinhos, o mesmo se dá na moradia assistida, onde a ordem e a disciplina também precisam fazer parte da convivência do dia a dia.

Em resumo, esse tipo de moradia reúne pessoas com necessidades similares, que se unem e passam a compartilhar suas experiências, supervisionados por uma equipe multidisciplinar e capaz, que os ajudam a alcançar um maior grau de independência em suas vidas.

No CT Estrela do Amanhecer a moradia assistida é uma realidade, reunindo homens que precisam de tratamento de esquizofrenia.

Em meio a natureza, estamos prontos para oferecer o melhor para quem precisa de ajuda.

Para saber mais a nosso respeito, acesse nosso site e conheça a estrutura que dispomos para a recuperação e tratamento dos moradores, voltado sempre à promoção do bem-estar e às necessidades individuais!

Você vai gostar de ler:

Muitas vezes a melhor alternativa para o tratamento de doenças está em buscar uma clínica especializada, visando gerar conforto e condições apropriadas …

O tratamento para esquizofrenia é indispensável para quem sofre desse problema, aliviando os seus efeitos e possibilitando uma vida com mais qualidade. …

Não é de hoje que discutir sobre a saúde mental do homem é um tabu e continua existindo uma resistência muito grande …

Open chat