Quais os principais sintomas da esquizofrenia

Algumas vezes os sintomas da esquizofrenia confundem tanto o paciente quanto seus familiares, porque os sinais se assemelham com outros transtornos mentais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a esquizofrenia é a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida da população que tem entre 15 a 45 anos e está entre as mais incapacitantes do mundo.

Trata-se de uma doença crônica comum que afeta homens e mulheres e tem como principal característica fazer com que o paciente perca a noção da realidade e algumas vezes da afetividade também. 

Por isso, a esquizofrenia ainda é rodeada de preconceitos que contribuem para que a maioria dos pacientes não receba o devido tratamento.

Por outro lado, o paciente que é diagnosticado e recebe o tratamento adequado pode levar sua vida social e profissional na normalidade, como qualquer outra pessoa.

Quer saber quais são os sintomas da esquizofrenia? Continue a leitura.

Sintomas da esquizofrenia

De modo geral, as pessoas que convivem com um esquizofrênico não conseguem identificar os sinais da doença.

A condição não tem cura e quando ela é diagnosticada e não tratada devidamente pode trazer sérias consequências, tanto para o paciente quanto para quem convive com ele.

Por outro lado, um artigo publicado no Jornal USP traz a informação de que em média 90% dos pacientes que recebem tratamento a partir do primeiro episódio apresentam sinais de remissão dos sintomas logo no primeiro ano.

Em relação aos sintomas, eles são classificados em:

Positivos

Os sintomas da esquizofrenia classificados como positivos estão relacionados em especial com a perda da realidade, representando uma desordem no pensamento.

São eles:

Delírios

Os delírios estão entre os principais sintomas positivos da esquizofrenia. De forma geral, eles são caracterizados por uma visão distorcida da realidade.

No caso de paciente com esquizofrenia, o delírio persecutório é o tipo mais comum. E como o próprio nome indica, o doente passa a acreditar que alguém está observando-o ou perseguindo-o com o intuito de tramar algo contra ele.

Alucinações

As alucinações também são sintomas positivos comuns da esquizofrenia.

Nesse caso, o doente tem a sensação de estar vendo pessoas que não estão no ambiente ou ouvindo vozes. 

Ele também pode sentir cheiros, sabores e até tocar em objetos que não existem no local onde ele está.

Negativos

Conforme o Jornal da USP que já citamos, em média 50% dos pacientes esquizofrênicos apresentam os sintomas negativos que são representados por déficits do paciente.

Os sintomas negativos mais comuns da esquizofrenia são:

  • isolamento social,
  • apresentar dificuldades para expressar emoções,
  • falta de energia e motivação,
  • irritabilidade,
  • comprometimento da fala,
  • dificuldade para realizar tarefas diárias como comer e banhar-se.

Cognitivos

Os sintomas cognitivos da esquizofrenia costumam ser representados por déficit de atenção.

O paciente começa a ter dificuldade de concentração que pode comprometer o seu aprendizado, caso seja estudante, por exemplo, ou nas tarefas profissionais.

Ele pode apresentar também prejuízo na memória, esquecendo rapidamente o que falou ou ouviu. 

Pode apresentar também dificuldade para tomadas de decisão.

Agora que você conferiu os principais sintomas da esquizofrenia é importante repetir que se trata de uma doença crônica, por isso não tem cura, mas tem tratamento que ajuda de forma efetiva a melhorar o quadro clínico e a qualidade de vida do portador da doença.

O CT Estrela do Amanhecer é uma clínica especializada na saúde mental masculina e feminina para ajudar você desde o diagnóstico da doença até os cuidados.

Nossa especialidade é ajudar no tratamento da doença de forma personalizada para cada paciente. 

Entre em contato conosco e agende sua visita.

Você vai gostar de ler:

O tratamento para esquizofrenia é indispensável para quem sofre desse problema, aliviando os seus efeitos e possibilitando uma vida com mais qualidade. …

Todos os cuidados precisam ser tomados com as pessoas que sofrem crises de esquizofrenia. Essa doença, que necessita de tratamento por toda …

Você conhece os tipos de esquizofrenia existentes? Essa doença mental crônica não tem cura e precisa ser tratada com acompanhamento médico por …

Open chat