Transtornos psicológicos mais comuns em mulheres

Os transtornos psicológicos fazem parte do dia a dia de muitas pessoas e, entre o sexo feminino, há alguns que se fazem mais frequentes.

Dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 86% dos brasileiros sofrem de algum transtorno dessa natureza, um número alarmante e que denuncia a crescente necessidade de tratamento especializado para essas condições.

Entre as mulheres, há uma série de condições que são bastante comuns e necessitam de acompanhamento apropriado.

Para entender quais são os principais transtornos psicológicos que ocorrem entre as mulheres, continue a leitura.

Quais os transtornos psicológicos mais comuns em mulheres?

Tendo em vista a frequência com que se manifestam entre esse grupo, é importante que as mulheres conheçam os principais transtornos psicológicos que afetam o sexo feminino.

Dessa maneira, é possível se informar a respeito deles e manter-se atenta ao seu surgimento, procurando o tratamento adequado para a condição.

Transtorno De Ansiedade Generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno caracterizado por um sentimento de nervosismo e ansiedade que ocorre fora de contexto, mesmo quando não há motivos para que a pessoa se sinta dessa forma.

Os principais sintomas dessa condição envolvem fadiga, dificuldade de concentração, falta de ar, aumento da pressão arterial e dor de cabeça.

Trata-se de um dos transtornos psicológicos mais comuns entre as mulheres e traz grandes prejuízos à qualidade de vida.

Transtorno De Estresse Pós-Traumático

A vida de muitas mulheres é acometida por situações traumáticas, como a violência doméstica e o assédio sexual em ambientes domiciliares ou profissionais.

Muitas vezes, há uma grande dificuldade em se recuperar do quadro, podendo surgir o transtorno de estresse pós-traumático.

A condição pode trazer sintomas como falta de ar e aumento da pressão arterial, sendo necessário procurar tratamento especializado para auxiliar na recuperação em relação aos eventos que ocorreram.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição bastante conhecida, pois é também um dos transtornos psicológicos mais comuns, principalmente entre pessoas do sexo feminino.

Os sintomas envolvem a obsessão pela organização no dia a dia ou um medo exacerbado de ser contaminado por infecções.

O tratamento costuma ser feito através de métodos psicoterápicos, de modo a contribuir com a qualidade de vida do paciente e permitir que conviva de forma tranquila com a condição.

Depressão

Dados publicados pela OMS mostram que, com mais de 12 milhões de pessoas afetadas por esse transtorno, o Brasil é o país com o maior número de casos de depressão da América Latina.

Entre as mulheres, infelizmente, essa é uma condição bastante comum e altamente debilitante, uma vez que afeta a vida de diversas maneiras.

Alguns dos sintomas mais frequentes envolvem não apenas o sentimento de tristeza normalmente associado à doença, mas também a perda de energia e interesse em atividades cotidianas, além de mudanças súbitas de humor.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença crônica e, no Brasil, afeta cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Entre as mulheres, esse é também um dos transtornos psicológicos mais comuns e pode causar sérios prejuízos à sua qualidade de vida.

Embora não possa ser curada, o tratamento pode ser feito através de medicamentos e práticas terapêuticas, mas o acompanhamento de um profissional especializado é sempre essencial para que a paciente possa conviver de forma tranquila com a condição.

Agora que você já sabe quais são os transtornos psicológicos mais comuns entre pessoas do sexo feminino, confira nosso post sobre o que é a esquizofrenia hebefrênica.

Você vai gostar de ler:

A moradia assistida surgiu visando incluir pessoas que, por alguma razão, não estão em condições de conviver em um ambiente familiar e …

Quando nos deparamos com o problema, vem a pergunta: qual o melhor tratamento de esquizofrenia? Infelizmente, a doença não tem cura, no …

O tratamento para esquizofrenia é indispensável para quem sofre desse problema, aliviando os seus efeitos e possibilitando uma vida com mais qualidade. …

Open chat