Tratamento de esquizofrenia: quais as melhores opções?

Quando nos deparamos com o problema, vem a pergunta: qual o melhor tratamento de esquizofrenia?

Infelizmente, a doença não tem cura, no entanto, a partir de tratamentos que acompanharão o seu portador por toda a vida, é possível conviver com ela sem maiores traumas.

Os estudos a respeito não cessam, onde pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) descobriram recentemente que a esquizofrenia está relacionada a uma célula chamada oligodendrócito.

Essa descoberta abre novas possibilidades de trabalhar a doença, onde cada vez mais nos aproximamos do seu fato gerador e conhecemos maneiras mais eficazes de tratá-la.

Neste post, apresentaremos as melhores opções para o tratamento de esquizofrenia. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância do tratamento para pessoas com esquizofrenia?

O tratamento de esquizofrenia é imprescindível para que o doente tenha uma melhora substancial na qualidade de vida, podendo:

  • trabalhar,
  • estudar,
  • constituir uma família.

A falta de tratamento é um problema sério, pois sem os devidos cuidados o doente poderá ter consequências, como:

  • problemas de socialização e convivência,
  • surtos frequentes,
  • perdas cognitivas,
  • invalidez.

Diante desses fatos, é fundamental a busca por ajuda e os devidos cuidados para aqueles que sofrem desse problema.

Quais as opções de tratamento de esquizofrenia?

A esquizofrenia inicia de forma sutil, normalmente entre a adolescência e os 30 anos.

Essa doença desenvolve-se e atinge uma fase onde o seu portador convive com:

  • delírios, 
  • alucinações,
  • desorganização dos pensamentos.

Algumas opções de tratamento de esquizofrenia irão minimizar essa situação, quando algumas ações devem ser adotadas.

A primeira delas diz respeito ao tratamento medicamentoso, ou seja, através dos remédios é possível estabilizar o paciente e controlar os sintomas.

Dessa forma, a psicoterapia individual colabora para que o portador da doença possa entender o que se passa, ajudando-o a lidar com os sintomas negativos do transtorno.

Além disso, existe também a psicoterapia de grupo, onde se reúnem participantes com o mesmo problema, então são trocadas experiências e informações que ajudam na reinserção social e ao convívio com outras pessoas.

A autoestima e a interação se dão através das terapias ocupacionais, possibilitando que sejam trabalhadas:

  • psicomotricidade,
  • movimentação do corpo,
  • desenvolvimento mental.

Todos esses tratamentos podem surtir efeitos ainda mais positivos quando ocorre a internação, ou seja, o doente passa por uma temporada em um local apropriado, com acompanhamento médico e psicológico que o ajudem a enfrentar o problema e a restabelecer a sua vida social.

Conheça o CT Estrela do Amanhecer!

O CT Estrela do Amanhecer é um centro terapêutico e clínica psiquiatra especializado em saúde mental masculina, localizada em Atibaia.

Voltada a internação para o tratamento de esquizofrenia, reunimos em um único ambiente todas as ações citadas anteriormente, considerando opções para a melhoria nas condições de vida dos pacientes.

O ambiente abriga até 70 pessoas e é acompanhado em regime integral por 12 profissionais especializados no assunto.

Destaca-se o atendimento personalizado que cada morador recebe, verificando suas necessidades e tratando a cada um deles de forma individual, pois o sucesso no tratamento depende muito dessa ação.

Em um ambiente próximo à natureza, médicos, psicólogos e atendentes possibilitam o que é conhecido como moradia assistida, ou seja, a reunião de homens que possuem os mesmos problemas e podem, através da interação e convívio, melhorar os seus quadros de saúde.

O CT Estrela do Amanhecer coloca-se à sua disposição para apresentar sua estrutura e a metodologia utilizada no dia a dia dos pacientes.

Para saber mais a nosso respeito, acesse nosso site, conheça detalhes dos nossos trabalhos e como conseguimos colaborar com milhares de pessoas que precisam de um atendimento humanizado e de qualidade!

Você vai gostar de ler:

Sed et tincidunt eros. Suspendisse ut finibus nibh, eu pharetra purus. Pellentesque sit amet vulputate mi. Maecenas tincidunt aliquam mauris. Etiam et …

Não é de hoje que discutir sobre a saúde mental do homem é um tabu e continua existindo uma resistência muito grande …

A esquizofrenia não tratada pode ser um sério problema para o doente e para aqueles que convivem com ele. Segundo a Organização …

Open chat